segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Hemoce de Iguatu completou 20 anos de atividades

Nessa sexta-feira (23) o Hemocentro Regional de Iguatu comemorou seus 20 anos de atividades com Missa em Ação de Graças celebrada pelo Padre e também doador, Pe Francisco Ernandir, com a participação de funcionários e pacientes da instituição.

O Hemoce foi criado pelo Governo do Estado do Ceará no dia 01 de agosto de 1993 no Posto de Assistência Médica (PAM). Foi inaugurado e passou a funcionar na sua sede em 23 de agosto de 1994 tendo a sua primeira enfermeira a Sra. Terezinha Nogueira de Oliveira e sua gestão administrativa a Dra. Eunice Bobô de Carvalho (1993 a 1998) e Olga Feitosa Braga Teixeira (2007 aos dias atuais) em uma gestão clínica do Dr. José Marconi da Cunha (1998 aos dias atuais).

A instituição responde por uma população de aproximadamente 643.686 habitantes atendendo a 26 municípios do interior cearense. Possui 06 Agências Transfusionais, atende a 26 hospitais da rede pública, 02 hospitais particulares e 01 clínica de hemodiálise. 

Os serviços prestados são na área de hematologia e hemoterapia, tais como: Captação de doadores, trabalho de educação em saúde, atendimento ao candidato à doação de sangue, coleta e processamento de sangue, distribuição de hemocomponentes aos municípios relacionados, transfusão sanguínea, assistência ambulatorial aos pacientes portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias, realização de cadastro à doação de medula óssea, serviços de ouvidoria, controle de qualidade e hemovigilância.

Em entrevista a Rádio Mais FM a diretora Sra. Olga Feitosa relatou que: “A meta é conscientizar o maior número de pessoas sobre a doação de sangue. A gente trabalha muito com a questão do ensino e pesquisa, trabalha atendendo os pacientes que são portadores de distúrbios hematológicos.”.

DANIELA LIMA
Repórter da Rádio Educativa Mais FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário